Como usar a automação para facilitar os processos de uma empresa?

No meio corporativo e tecnológico há muitos termos e conceitos para aprender e estudar. Indústria 4.0, inteligência artificial, entre outros. Além de entender o que tudo isso significa, é importante saber como isso pode ser usado a favor de uma empresa. 

Hoje, a automação está inserida na rotina dos colaboradores sem que muitos sequer saibam o que isso significa. E, mesmo assim, ainda há muito espaço para que outros processos sejam automatizados. Por isso, este artigo vai trazer um panorama geral do que é a automação para empresas e como esse conceito pode facilitar a rotina e os processos empresariais. 

O que é automação para empresas?

Em síntese, automatizar processos significa pegar uma tarefa que é realizada por um ser humano e deixá-la sob a responsabilidade de uma ferramenta tecnológica. Pode ser um software, um comando, um site ou até mesmo um robô.

A automação para empresas está embutida na forma como outros serviços se posicionam com o objetivo de facilitar a vida do usuário. Quando o seu serviço de e-mail sugere que você agende o envio daquela mensagem para um horário específico, isso é automação. 

Ou seja, uma automação serve para fazer aquilo que um ser humano não consegue ou não precisa gastar tempo fazendo. Ainda no campo dos e-mails, as mensagens que você recebe quando realiza uma compra em um site são um ótimo exemplo. Uma pessoa não seria capaz de mandar milhares de e-mails de confirmação de compra por dia, que é o volume de uma grande loja. Por isso, a melhor opção é automatizar esse processo. 

Mas automatizar tarefas vai além de fazer o que o ser humano não dá conta. É, realmente, facilitar a rotina dele. Por que um funcionário deveria gastar horas do dia fazendo uma pesquisa repetitiva em um banco de dados para preencher uma planilha, quando um robô consegue fazer a mesma coisa? Vale lembrar, é claro, que esse tempo “livre” pode e deve ser preenchido com uma tarefa que um robô não consegue fazer, por sua vez. Como, por exemplo, analisar estrategicamente um relatório. 

Exemplos de automação que podem facilitar os processos da empresa

É possível aplicar a automação em basicamente todos os setores de uma empresa. E em muitos nichos de mercado diferentes também. Cada tarefa terá um jeito melhor de fazer isso. 

Geração de relatórios: os setores de marketing, do financeiro e do administrativo costumam criar e gerenciar relatórios dos mais variados temas. Pode ser um tanto quanto cansativo reunir e organizar todas as informações manualmente. Por isso, é possível encontrar ou desenvolver ferramentas que facilitem esse trabalho. Seja buscando os dados para montar o relatório, filtrando o que é importante e até mesmo ajudando na criação do relatório em si.

Validação de dados: imagine que uma empresa tem um funcionário responsável por, todos os dias, checar a lista de novos clientes e consultar o CPF deles para ter certeza de que estão regulares. Ao invés disso, existe a possibilidade de usar um tipo de automação chamada RPA, ou automação robótica de processos, para desenvolver um robô que faça esse trabalho diariamente, com um custo bem menor. Mas isso é assunto para um outro conteúdo.

Atendimento ao cliente: os chatbots estão cada vez mais populares entre empresas de diversos segmentos. Com o uso de um bot de conversa, o time de vendas recebe contatos muito mais maduros e informados, sem necessidade de gastar tempo com perguntas básicas e curiosos. O chatbot pode fazer uma triagem do que o interessado quer saber, e entregar essas informações coletadas para o vendedor.  

Utilizando a automação para o bem da empresa

Implementar a automação dentro de uma empresa começa com uma análise geral. Ou seja, entender quais processos atuais podem ou precisam ser automatizados. É importante ouvir os colaboradores e montar uma estratégia que priorize as demandas mais urgentes. O próximo passo é encontrar softwares ou prestadores de serviço que desenvolvam soluções para automatizar esses processos. E, por fim, monitorar os resultados com frequência.

A Veics é uma empresa do Grupo ABL que oferece serviços de atendimento ao cliente. Ou seja, um call center completo para facilitar as conversas e relacionamentos. Outro parceiro nosso que pode ajudar na estratégia de automação da sua empresa é a Mastercom, que oferece sistemas de contabilidade e estoque. 

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