Recentemente, vários eventos impactaram o curso da administração e divulgação de empresas em todo o mundo. Como a popularização do uso de Inteligência Artificial e a própria pandemia. E já era de se esperar que a comunicação com os clientes e parceiros mudasse por conta disso também.
Um dos efeitos de toda essa mudança é o aumento do uso de chatbots e ferramentas que automatizam mensagens. Seja no site, nas redes sociais ou mesmo no Whatsapp, que está cada vez mais forte como solução comercial.
Vamos entender como e por que as empresas estão escolhendo automatizar mensagens pelo Whatsapp. Acompanhe conosco!
O que significa automatizar mensagens no Whatsapp?
Embora ainda seja um serviço relativamente novo, as chances de que você já tenha interagido com um robô no Whatsapp são altas. E é fácil perceber o padrão das mensagens automatizadas.
Existem as mais simples, como aquelas que o usuário recebe com informações sobre o horário de atendimento. Geralmente elas são enviadas logo após o primeiro contato, com o objetivo de não deixar o cliente sem resposta alguma. Algo como “Não estamos disponíveis no momento. Nosso horário de atendimento é das 10h até as 16h30.”
Mas também é possível automatizar uma conversa inteira no Whatsapp. Dispensando quase completamente a necessidade do cliente falar com um atendente humano. Essa solução é muito interessante para os casos em que a dúvida é simples ou o problema pode ser resolvido sem a intervenção de um profissional.
Nesses casos, as respostas automáticas já são suficientes para finalizar o atendimento. Mesmo assim, é comum que as empresas deixem uma opção de entrar em contato com o atendente, para que o cliente possa conversar caso a automação não tenha respondido a dúvida.
Por que automatizar mensagens no Whatsapp?
O uso de chatbots ou ferramentas que automatizam as mensagens pode ser extremamente benéfico para uma empresa. Um dos principais efeitos disso é diminuir o volume de contatos e conversas curtas com o comercial.
Não são necessariamente contatos inúteis, mas que não precisam da total dedicação de um atendente humano. E, então, podem ser respondidos por uma mensagem roteirizada. São dúvidas simples, perguntas frequentes, como o horário de atendimento, o preço de um produto, o processo de retorno de uma compra, entre outros.
Dessa forma, o cliente economiza o próprio tempo – porque a mensagem vem de forma instantânea, então não precisa esperar por uma resposta – e o da equipe comercial também. Além disso, esses contatos automatizados servem para entregar leads ou clientes mais qualificados para os vendedores e atendentes. As dúvidas simples já terão sido respondidas, na maior parte dos casos.