Você sabe o que é a Internet das Coisas?
Também conhecida pela sigla IoT (Internet of Things, em inglês), a Internet das Coisas é um conceito que fala sobre a relação entre os objetos do cotidiano e a internet. Ou seja, como as coisas que usamos no nosso dia a dia podem ser conectadas e otimizadas através da internet e da tecnologia.
Por exemplo: em casa, quando usamos um assistente virtual como a Alexa ou o Google Home para realizar uma tarefa, isso é IoT. Ou, então, quando usamos um smartwatch para acompanhar o exercício físico. Até mesmo uma Smart TV entra nesse quesito.
Isso porque são objetos da rotina, que podem ser utilizados em outros contextos, mas que ficam melhores quando conectados à internet. E existem algumas formas de usar a Internet das Coisas em favor de uma empresa que ficarão em evidência a partir de 2023.
O Gartner, que é uma grande referência mundial em pesquisa sobre tecnologia, divulgou dados e tendências sobre a IoT em 2023 para negócios digitais. Confira alguns deles:
1 – Foco na experiência do usuário: A User Experience (UX) ou experiência do usuário já está em pauta há algum tempo quando falamos de negócios digitais. Mas em 2023 a ideia é dar foco total para melhorar a forma como o usuário interage com o produto ou serviço. Com isso, o Gartner destaca a importância de pesquisar e utilizar novas tecnologias que priorizem a UX e o interesse do usuário.
2 – Confiabilidade no hardware e no software: No Brasil, com leis como a LGPD em evidência, fica claro que a segurança é um ponto chave na credibilidade de uma empresa. Os clientes e usuários vão buscar cada vez mais investir em dispositivos seguros. A pesquisa do Gartner diz que a expectativa é ver ambientes de IoT mais seguros.
3 – Inteligência Artificial: esta não é exatamente uma novidade, mas um reforço na relevância da inteligência artificial (IA). O investimento deve ser pesado para um retorno mais do que satisfatório. Já é possível ver esse resultado em ferramentas e aplicativos que estão em alta hoje, que servem para restaurar fotos, atender clientes e muito mais.
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